segunda-feira, 10 de agosto de 2009

História e lenda de Joseph Hubertus Pilates

História e lenda de Joseph Hubertus Pilates (contribuição do Estúdio Saúde do Corpo)

Falamos “história e lenda” porque fica difícil comprovar certas informações ou até mesmo saber a data exata de nascimento e, em cima de um nome que já se tornou legendário, tudo pode vir a ser dito. No entanto e por enquanto, fizemos um apanhado do que é plausível e aceito pela maioria:

Joseph Hubertus Pilates (nome de origem grega) nasceu perto de Dusseldorf, Alemanha, no ano de 1880, de uma família de classe média.

Ele foi uma criança frágil e doente que sofria de asma, raquitismo e febre reumática, mas reagiu a isso se dedicando apaixonadamente aos estudos, para o que lhe foi de maior valia o acesso à enorme biblioteca de um vizinho. Estudou Yoga, Zen Budismo, regimes gregos e romanos e buscou na atividade física uma solução para vencer seus problemas.

Sua determinação em se tornar fisicamente mais forte o levou a estudar várias formas diferentes de movimento durante toda sua vida. Usou formas de se exercitar orientais e ocidentais e buscou também inspiração na Grécia Antiga. Pilates trabalhou tanto no seu condicionamento físico que, com 14 anos (1894), já posava para quadros de anatomia.

Na juventude, continuou estudando e se tornou especialista em cultura física, mergulho e ginástica. Também se tornou, esquiador, boxeador e artista de circo.

Em 1912, aos 32 anos, Pilates foi para a Inglaterra. Tornou-se boxeador profissional e começou a lecionar autodefesa para detetives da Scotland Yard (Polícia Civil Inglesa). Trabalhou também como acrobata de circo e foi numa turnê circense que Pilates, junto com seu irmão, foi preso em Londres no detonar da Primeira Grande Guerra, em 1914, aos 34 anos, devido à sua nacionalidade alemã.

E assim, Joseph Pilates ficou recluso nos campos de Lancaster, e mais tarde, na ilha de Man durante todo o tempo de guerra, de 1914 a 1918 (dos 34 aos 38 anos). Neste período, como enfermeiro, começou a trabalhar com exilados e mutilados. Foi nessa etapa de sua vida que iniciou o uso de molas, com as das camas de hospital, desenvolvendo um sistema que mais tarde o inspiraria na criação de seus equipamentos. Ele treinou outros estrangeiros utilizando exercícios de cultura física que ele mesmo desenvolvera. Seus exercícios começaram a ser reconhecidos como técnica quando nenhum dos internos daquele campo de treinamento sucumbiu à grande epidemia de Influenza que ocorreu em 1918, matando milhares e milhares de pessoas em toda a Europa, principalmente em outros campos da Inglaterra.

Com o fim da guerra, 1918, com 38 anos, Pilates voltou à Alemanha, onde começou a trabalhar com grande nome da escola moderna de dança: Rudolf Von Laban - grande estudioso do movimento humano, criador de técnicas como o icosaedro e a labanotação, que via como componentes essenciais para a dança, o espaço, o tempo e o peso. Esta vivência foi preciosa e marcante para a percepção de Pilates. Outro nome desta época, foi Hanya Holm, que adotou vários dos exercícios de Joe para o seu currículo de dança moderna, que ainda hoje são parte da "Holm Technique."

Nessa mesma época, aperfeiçoou as suas práticas e em 1920 (aos 40 anos) já tinha um método estruturado. Iniciou uma fundação voltada para este método e desenvolveu equipamentos específicos. Começou o trabalho com as forças militares alemãs, deu treinamento à polícia de Hamburgo e à polícia da cidade de Flamberg. Paralelamente o governo alemão lhe pede que aplique seu treinamento nas forças armadas. Em 1925, foi instrutor de um importante membro do governo alemão que o convidou para treinar The New German Army. Ele, vendo o rumo dos acontecimentos que se aproximavam, não aceitou, e esse acontecimento foi grande fator de desmotivação com relação à continuidade do desenvolvimento do seu trabalho na Alemanha que, como todos sabemos, veio a caminhar para a Segunda Grande Guerra.

Enquanto isso, um de seus alunos, o peso-pesado campeão de boxe Max Schmeling aspirava ao título de campeão mundial e Pilates decidiu acompanhá-lo a Nova York.

E desta forma, em 1926, aos 46 anos, Pilates resolveu mudar-se para Nova York e foi nesta viagem transatlântica que conheceu uma jovem enfermeira, chamada Clara, que veio a ser sua esposa. "Falávamos muitas horas sobre saúde e a necessidade de manter um corpo saudável", dizia Clara

Não existem muitos dados sobre os primeiros 10 anos de Pilates nos Estados Unidos, mas acredita-se que trabalhou no mundo do boxe. É fácil imaginarmos o meio pois é grande a quantidade de filmes que retratam os bastidores do boxe daquela época. Reforçando esta tese, existe ainda o estreito elo pessoal que mantinha com Nat Fleischer – escritor especialista em boxe, que foi uma reconhecida sumidade americana em esportes e educação física - chegando ao ponto de citá-lo no seu primeiro livro “Your Health” (1934). É de citar também sobre esta época, a colaboração recebida de William John Miller, que foi co-autor deste seu livro de 1934 (bem como do de 1945).

É sabido que Joe e Clara decidiram abrir um estúdio em Nova York para o ensino dos conhecimentos e técnicas de seu programa de condicionamento físico, e foi na oitava avenida, 939 em um endereço que dividiram com o New York City Ballet, que Pilates ensinou e formou instrutores no intitulado Método Pilates de Condicionamento Físico, também conhecido como Arte do Controle ou Contrologia. O estúdio funciona até hoje, e foi nele que Joseph e Clara supervisionaram seus clientes pessoalmente, até a década de 1960

Enquanto pouco se sabe do seu trabalho inicial, foi nos anos 40, aos 60 anos, que ele atingiu notoriedade entre os dançarinos. Os melhores dançarinos e companhias de dança viram-se beneficiados com suas técnicas, tornando-as parte integral do treinamento. Sua lista de clientes incluía dançarinos famosos e bailarinos lendários como Ruth St. Denis, Ted Shawn, Martha Graham, George Balanchine e Jerome Robbins, que propagaram os conceitos da técnica entre seus alunos e bailarinos.

A revista Dance, em fevereiro de 1956, (76 anos de Pilates) declarou: "...praticamente todo dançarino em Nova York e com certeza todos que estudaram na Jacob's Pillow entre 1939 e 1951 se submeteram às instruções de Joe Pilates".

Em 1966, houve um incêndio no estúdio de Nova Yorque e, no afã de salvar seus escritos, Pilates acabou aspirando muita fumaça, o que lhe afetou os pulmões com tal gravidade que, junto com o pouco avanço em técnicas pulmonares, acabou causando o seu falecimento por insuficiência respiratória no ano seguinte.

Joseph Pilates viveu uma vida longa e saudável e veio a falecer em 1967, aos 87 anos. Desde então o método cresceu muito e hoje em dia, o Método Pilates não é usado mais somente como atividade física, mas também para fins de reabilitação, podendo tratar uma grande variedade de patologias.

Pilates naquela época já estava 50 anos à frente do seu tempo. A definição de Pilates para um bom condicionamento físico é a obtenção e manutenção do desenvolvimento uniforme do corpo, saúde mental e ser capaz de realizar com facilidade suas atividades de vida diária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário